Deus ama pessoas limpas

“Com o puro, tu te mostras puro.” — SALMO 18:26.

26  Com o puro, tu te mostras puro;Mas, com o tortuoso, te mostras astuto.

1-3. (a) Por que uma mãe providencia que seu filho esteja bem-arrumado e limpo? (b) Por que Jeová deseja que seus adoradores sejam limpos, e o que nos motiva a querer ser limpos?

UMA mãe arruma seu filho para sair. Providencia que ele tome banho e que vista uma roupa limpa e apresentável. Ela sabe que a limpeza é essencial para a boa saúde dele. Também sabe que a aparência do filho reflete sobre os pais.

2 Jeová, nosso Pai celestial, quer que seus servos sejam limpos, ou puros. Sua Palavra diz: “Com o puro, tu te mostras puro.” * (Salmo 18:26) Jeová nos ama; sabe que a limpeza é para o nosso bem. Ele também espera que nosso modo de agir como suas Testemunhas reflita bem sobre ele. De fato, nossa aparência limpa e nossa conduta excelente darão  glória, não vergonha, a Jeová e a seu santo nome. — 

Ezequiel 36:22; - 22  “Portanto, diga à casa de Israel: ‘Assim diz o Soberano Senhor Jeová: “Não é por vocês que estou agindo, ó casa de Israel, mas é pelo meu santo nome, que vocês profanaram entre as nações para as quais foram.”’

leia 1 Pedro 2:12. - 12  Mantenham uma boa conduta entre as pessoas das nações, para que, quando os acusarem de ser malfeitores, elas sejam testemunhas oculares das boas obras de vocês e, em resultado disso, glorifiquem a Deus no dia da Sua inspeção.

3 Saber que Deus ama pessoas limpas nos motiva a ser limpos. Visto que o amamos, queremos que o nosso modo de viver lhe traga honra. Também queremos permanecer no seu amor.

Analisemos, portanto, por que precisamos ser limpos, o que envolve ser limpo e como podemos nos manter limpos. Essa análise nos ajudará a ver se há áreas em que precisamos melhorar.

POR QUE PRECISAMOS SER LIMPOS?

4, 5. (a) Qual é o motivo principal para sermos limpos? (b) Como o conceito de Jeová sobre limpeza é evidente em suas criações visíveis?

4 Uma maneira de Jeová nos orientar é por dar o exemplo. Por isso, sua Palavra nos incentiva a nos tornar “imitadores de Deus”.

(Efésios 5:1) - 5  Portanto, tornem-se imitadores de Deus, como filhos amados,

Sendo assim, este é o motivo principal para sermos limpos: Jeová, o Deus que adoramos, é limpo, puro e santo em todos os sentidos.

— Leia Levítico 11:44, 45.- 44  Pois eu sou Jeová, seu Deus; santifiquem-se e tornem-se santos, porque eu sou santo. Assim, não tornem a si mesmos impuros por meio de nenhuma dessas pequenas criaturas que fervilham na terra e se movem sobre ela. 45  Pois eu sou Jeová, que os tirou da terra do Egito a fim de ser o seu Deus; sejam santos, porque eu sou santo.

5 Assim como tantas outras qualidades e modos de agir de Jeová, seu conceito sobre limpeza é evidente em suas criações visíveis.

(Romanos 1:20) – 20  Pois as suas qualidades invisíveis — isto é, seu poder eterno e Divindade — são claramente vistas desde a criação do mundo, porque são percebidas por meio das coisas feitas, de modo que eles não têm desculpa.

A Terra foi projetada para ser um lar limpo para os humanos. Jeová criou ciclos ecológicos que limpam o ar e a água. Certos micróbios prestam um serviço de saneamento, transformando resíduos em produtos inofensivos. Os cientistas usam alguns desses micro-organismos vorazes para limpar vazamentos de óleo e eliminar outras poluições causadas pelo egoísmo e pela ganância do homem. Fica claro que a limpeza é importante para “Aquele que fez a terra”.

(Jeremias 10:12) - 12  Ele é Aquele que fez a terra com o seu poder,Aquele que estabeleceu o solo produtivo com a sua sabedoria E que estendeu os céus com o seu entendimento.

Deve ser importante para nós também.

6, 7. Como a Lei mosaica deixava claro que Jeová exigia limpeza de seus adoradores?

6 Outro motivo pelo qual precisamos ser limpos é que Jeová, nosso Governante Soberano, exige que seus adoradores  sejam limpos. Sob a Lei que Jeová deu à nação de Israel, a limpeza e a adoração estavam intimamente relacionadas.

A Lei especificava que no Dia da Expiação o sumo sacerdote se banhasse não uma, mas duas vezes.

(Levítico 16:4, 23, 24) – 4  Ele deve usar a sagrada veste comprida de linho, e os calções de linho devem cobrir sua nudez. Deve amarrar a faixa de linho na cintura e o turbante de linho na cabeça. São vestes sagradas. Ele se banhará em água e as vestirá.

23  “Arão entrará então na tenda de reunião e tirará as vestes de linho que pôs para entrar no lugar santo, e as deixará ali. 24  Ele terá de se banhar em água num lugar santo e pôr as suas vestes; depois sairá e oferecerá a sua oferta queimada e a oferta queimada do povo, fazendo expiação por si mesmo e pelo povo.

Os sacerdotes tinham de lavar as mãos e os pés antes de oferecer sacrifícios a Jeová.

(Êxodo 30:17-21;2 Crônicas 4:6) – 17  Jeová falou mais a Moisés: 18  “Faça uma bacia de cobre com um suporte de cobre, para se lavarem; então coloque-a entre a tenda de reunião e o altar, e ponha água nela. 19  Arão e seus filhos lavarão ali as mãos e os pés. 20  Quando eles entrarem na tenda de reunião, ou quando se aproximarem do altar para servir e para apresentar ofertas feitas por fogo a Jeová, eles se lavarão para que não morram. 21  Lavarão as mãos e os pés para que não morram; esse será um decreto permanente para ele e sua descendência, por todas as suas gerações.”

A Lei mencionava cerca de 70 tipos de impureza física e cerimonial. O israelita que estivesse impuro não podia ter nenhuma participação na adoração; caso participasse, poderia estar sujeito à pena de morte.

(Levítico 15:31) – 31  “‘Dessa maneira, mantenham os israelitas afastados das impurezas, para que, na sua impureza, não morram por profanarem o meu tabernáculo, que está entre eles.

Qualquer pessoa que se recusasse a seguir o procedimento exigido para purificação, que incluía lavar o corpo e as roupas, devia ser ‘eliminada da congregação’. — 

Números 19:17-20. - 17  Deve-se pegar para o impuro um pouco das cinzas da oferta pelo pecado que foi queimada, colocar num recipiente e derramar sobre elas água tirada de uma fonte. 18  Então um homem que estiver puro pegará hissopo, o mergulhará na água e aspergirá a água sobre a tenda, sobre todos os recipientes, sobre as pessoas que estavam lá e sobre aquele que tocou num osso, num homem que foi morto, num cadáver ou numa sepultura. 19  Aquele que estiver puro aspergirá a água sobre aquele que estiver impuro, no terceiro e no sétimo dia; e no sétimo dia o purificará de pecado. Então o impuro deve lavar suas roupas e se banhar em água, e ao anoitecer ficará puro.

20  “‘Mas o homem que estiver impuro e que não se purificar, esse homem será eliminado da congregação, visto que profanou o santuário de Jeová. A água da purificação não foi aspergida sobre ele, por isso ele está impuro.

7 Embora não estejamos sob a Lei mosaica, ela nos ajuda a entender o ponto de vista de Deus sobre os assuntos. Como vimos, a Lei deixava claro que os que adoravam a Deus deviam ser limpos. Jeová não mudou.

(Malaquias 3:6) – 6  “Pois eu sou Jeová; eu não mudo. E vocês são filhos de Jacó; ainda não chegaram ao seu fim.

Nossa adoração só será aceitável para ele se for “pura e imaculada”.

 (Tiago 1:27) - 27  A forma de adoração que é pura e imaculada do ponto de vista de nosso Deus e Pai é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas nas suas dificuldades, e manter-se sem mancha do mundo.

Assim, precisamos saber o que ele espera de nós nesse respeito.

O QUE ESTÁ ENVOLVIDO EM SER LIMPO AOS OLHOS DE DEUS

8. Em que sentidos Jeová espera que sejamos limpos?

8 Na Bíblia, ser limpo ou puro significa mais do que apenas ser limpo em sentido físico. Ser limpo aos olhos de Deus afeta todos os aspectos de nossa vida. Jeová espera que sejamos limpos em quatro sentidos básicos:

1.   Espiritual

2.   Moral

3.   Mental

4.   físico.

Vejamos o que está envolvido em cada um desses.

9, 10. O que significa ser espiritualmente puro, e o que os cristãos verdadeiros evitam?

·        Pureza espiritual. - Em termos simples, ser puro em sentido espiritual significa não misturar a adoração verdadeira  com a falsa.

Quando os israelitas saíssem de Babilônia para voltar a Jerusalém, eles deveriam obedecer a esta ordem inspirada: “Saiam daí, não toquem em nada impuro; . . . mantenham-se puros.”

(Isaías 52:11) – 11  Retirem-se, retirem-se, saiam daí, não toquem em nada impuro! Saiam dela, mantenham-se puros,Vocês que carregam os utensílios de Jeová.

Eles retornariam para sua terra principalmente para restabelecer a adoração de Jeová. Era necessário que essa adoração fosse pura — não contaminada por ensinos, práticas ou costumes babilônicos que desonravam a Deus.

10 Da mesma forma hoje, como cristãos verdadeiros, precisamos tomar cuidado para não ser contaminados pela adoração falsa.

 (Leia1 Coríntios 10:21.)  - 21  Vocês não podem beber o cálice de Jeová e o cálice de demônios; não podem participar da “mesa de Jeová” e da mesa de demônios.

É importante ter cautela nesse respeito, visto que a influência da religião falsa se encontra em todo lugar.

Em muitos países, várias tradições, atividades e rituais estão ligados a ensinamentos da religião falsa, como a ideia de que algo dentro de nós continua vivo após a morte.

(Eclesiastes 9:5, 6, 10) – 5  Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem absolutamente nada, nem têm mais recompensa, porque toda lembrança deles caiu no esquecimento. 6  Também seu amor, seu ódio e seu ciúme já não existem, e eles não têm mais parte em nada do que se faz debaixo do sol.

Os cristãos verdadeiros evitam costumes relacionados com crenças da religião falsa. * Não permitiremos que a pressão de outros nos faça abandonar as normas da Bíblia ligadas à adoração pura. —

 Atos 5:29.- 29  Pedro e os outros apóstolos responderam: “Temos de obedecer a Deus como governante em vez de a homens.

11. O que está envolvido na pureza moral, e por que é muito importante que sejamos puros nesse sentido?

·        Pureza moral. Ser moralmente puro inclui evitar todo tipo de imoralidade sexual.

(Leia Efésios 5:5.) – 5  Pois isto vocês sabem e reconhecem por si mesmos: ninguém que pratica imoralidade sexual, nenhuma pessoa impura, nem gananciosa — que significa ser idólatra — tem herança alguma no Reino do Cristo e de Deus.

É muito importante que sejamos moralmente limpos. Conforme veremos no próximo capítulo, para nos manter no amor de Deus precisamos ‘fugir da imoralidade sexual’. Os que praticam a imoralidade sexual e não se arrependem “não herdarão o Reino de Deus”.

(1 Coríntios 6:9, 10, 18) – 9  Ou será que vocês não sabem que os injustos não herdarão o Reino de Deus? Não se enganem. Os que praticam imoralidade sexual, os idólatras, os adúlteros, os homens que se submetem a atos homossexuais, os homens que praticam o homossexualismo, 10  os ladrões, os gananciosos, os beberrões, os injuriadores e os extorsores não herdarão o Reino de Deus.

Aos olhos de Deus, eles estão entre os que são “repugnantes na sua sujeira”. Se continuarem moralmente impuros, “sua parte [será] . . . a segunda morte”.

Apocalipse 21:8.- 8  Mas os covardes, os que não têm fé, os que são repugnantes na sua sujeira, os assassinos, os que praticam imoralidade sexual, os que praticam ocultismo, os idólatras e todos os mentirosos terão a sua parte no lago que queima com fogo e enxofre. Esse representa a segunda morte.”

12, 13. Que relação há entre os pensamentos e as ações, e como podemos nos manter mentalmente limpos?

·        Pureza mental. Os pensamentos levam às ações.

Se permitirmos que pensamentos impuros se instalem na mente e no coração, mais cedo ou mais tarde acabaremos praticando atos impuros.

(Mateus 5:28; 15:18-20) - 28  Mas eu lhes digo que todo aquele que persiste em olhar para uma mulher, a ponto de sentir paixão por ela, já cometeu no coração adultério com ela.

Mateus 15:18-20

18  No entanto, tudo o que sai da boca vem do coração, e essas coisas tornam o homem impuro. 19  Por exemplo, do coração vêm raciocínios maus, assassinatos, adultérios, imoralidade sexual, roubos, falsos testemunhos, blasfêmias. 20  Essas são as coisas que tornam o homem impuro; mas tomar uma refeição sem lavar as mãos não torna o homem impuro.”

Mas, se enchermos a mente com pensamentos puros e limpos, seremos motivados a ter uma conduta limpa. 

(Leia Filipenses 4:8.)- 8  Por fim, irmãos, tudo que é verdadeiro, tudo que é de séria preocupação, tudo que é justo, tudo que é casto, tudo que é amável, tudo de que se fala bem, tudo que é virtuoso e tudo que é digno de louvor, continuem a considerar essas coisas.

 Como podemos nos manter mentalmente limpos? Precisamos evitar todo tipo de diversão que possa corromper nossos pensamentos. * Precisamos também encher a mente com pensamentos puros por estudar regularmente a Palavra de Deus.

 — Salmo 19:8, 9 -  8  As ordens de Jeová são justas, fazem o coração se alegrar.Os mandamentos de Jeová são limpos, iluminam os olhos. 9  O temor de Jeová é puro, dura para sempre.Os julgamentos de Jeová são verdadeiros, justos em todos os sentidos.

13 Para permanecermos no amor de Deus, é essencial que sejamos limpos em sentido espiritual, moral e mental