Religiao da Prosperidade

VOCE CONHECE A RELIGIÃO DA PROSPERIDADE?

 
Doe e fique rico.Sucesso cristão.
Prosperidade Bíblica.
 Este é o recente ensino que se espalha como fogo no mato através dos círculos religiosos. A idéia popular de hoje é: Deus quer que Seu povo seja próspero. A pobreza simplesmente demonstra falta de fé. Tendo a fé certa você pode pedir o que quiser e obterá. Tudo pode ser seu. E se você doar as causas apropriadas, dizem, você garantirá que os recursos financeiros continuem chegando.


 Uma nova religião surgiu no horizonte: a religião da prosperidade. Ela focaliza o dar-para-receber-mais, e essa nova mensagem atrai muitos ouvintes. Ninguém se importaria em receber um pouco dessa maravilhosa prosperidade cristã. A religião da prosperidade tem suas entusiasmadas testemunhas.

Pessoas falam sobre como o desastre financeiro se transformou em abundância assim que elas aprenderam a reivindicar certas promessas e comentam suas maravilhosas bênçãos: carros último modelo e casas novas de veraneio. A prosperidade tornou-se o novo sucesso religioso.




 Parece ser a nova medida da espiritualidade também. Os best-sellers cristãos nos bombardeiam com fórmulas garantidas de sucesso: creia e receba; doe e fique rico; diga o que quer e exija; desenvolva sua fé e aumente sua conta bancária. Infelizmente em pregações pela televisão, alguns têm estado entre os maiores advogados da religião da prosperidade.





"Faça a sua doação e Deus cuidará de todos os seus problemas financeiros", dizem, "doe e a prosperidade estará garantida". 
 

Bem, vamos dar uma olhada nesta nova situação. 
  
Alguém pode estar dizendo: "Um momento, Jesus não disse: "dai e recebereis"? Não é verdade que Deus quer abençoar Seus filhos? A idéia de prosperidade não está baseada nas promessas bíblicas?" 

Sim, Jesus fez essa promessa sobre dar e receber; Deus quer nos abençoar. Mas a questão é: receber o quê? Nos abençoar com o quê? Receio que quando a prosperidade material se torna o ponto básico de nossa religião, então o evangelho está distorcido. 

Vamos examinar uma das promessas da Bíblia que é usada algumas vezes como garantia de abundância material. No Sermão da Montanha, Jesus disse: 


33 “Persisti, pois, em buscar primeiro o reino e a Sua justiça, e todas estas [outras] coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33.

O que quer dizer "todas estas coisas"? Em Mateus 6 Jesus insistiu que seus ouvintes não se preocupassem com comida e vestimentas. Nosso Pai celeste, Jesus destacou, pode suprir nossas necessidades básicas, assim como Ele alimenta os passarinhos no ar e veste os lírios do campo. O termo "todas estas coisas", refere-se às necessidades diárias: alimento, casa e roupas. Mas eu seriamente duvido que inclua um novo iate ou uma televisão extra para os quartos. 

É verdade que Deus nos abençoa quando buscamos primeiro o Seu reino, mas a bênção prometida é esta: nossas necessidades serão supridas. É verdade que as Escrituras prometem abundância àqueles que são generosos, mas abundância, na Bíblia, tem um sentido mais amplo do que simplesmente muito dinheiro. 

A vida genuinamente abundante centraliza-se em nosso relacionamento de amor, no trabalho significativo e num lar feliz. Também inclui sacrifício às vezes e pode incluir prosperidade material. Deus pode escolher abençoar algumas pessoas. Existem pessoas que têm o dom de usar sabiamente as finanças para ajudar os outros. Conheço homens e mulheres cristãos que Deus chamou para trabalhar para Ele através de sua prosperidade. As riquezas podem ser uma bênção, mas a falta de riquezas também pode. 

Existe o chamado para uma vida simples e há lucro nisso também. O próprio Jesus descobriu que mesmo a pobreza atendia muito bem aos Seus propósitos. Com certeza não somos todos chamados para ser ricos; não somos todos chamados para buscar a prosperidade a fim de que possamos doar mais. 

Esteja certo, geralmente não funciona desse jeito. A grande verdade é que a riqueza raramente inspira a generosidade. Recentemente, duas Congregações decidiram amparar famílias de refugiados. Uma delas era próspera, mas seus membros tiveram muita dificuldade para ajuntar o dinheiro. Eles tiveram que recorrer a jantares e a lavagem de carros para levantar o dinheiro necessário. A outra Congregação tinha bem pouco do que chamamos "prosperidade", mas não teve que promover nenhum evento para levantar fundos. Os membros foram simplesmente informados da necessidade e todos os membros contribuíram. O dinheiro necessário foi logo totalizado. 

O apóstolo Paulo teve uma experiência similar com certas Congregaçao da Macedônia. Foi solicitado que as congregaçoes fizessem uma coleta para os cristãos da Judéia. E eis o que Paulo informou:


2 que, durante uma grande prova, sob tribulação, a abundância da alegria e a profunda pobreza deles fizeram abundar as riquezas de sua generosidade. II Coríntios 8:2

Sendo muito pobres, os macedônios foram generosos, e isso os fez parecer ricos. A prosperidade, por outro lado, com freqüência arrefece nossos melhores impulsos. 

Como disse um cristão consultor de negócios, "as pessoas abastadas são, com freqüência, as mais difíceis de serem motivadas. Infelizmente a religião da prosperidade não funciona muito bem, ela também distorce o evangelho. Quando nosso objetivo está na prosperidade e em gerar mais fundos, julgamos que Deus precisa desesperadamente de muito dinheiro. Começamos a pensar que o dinheiro é o ingrediente chave na marcha avante da causa de Deus. Mas o fato é que os meios materiais não produzem resultados espirituais por si mesmo. Somente o Espírito de Deus gera frutos espirituais. 

O profeta Zacarias viu-se uma vez frente a uma formidável tarefa de ajudar a reconstruir o templo de Jerusalém. A cidade estava em ruínas. O povo hebreu, tendo acabado de voltar do exílio na Babilônia, tinha poucos recursos. Mas Deus encorajou Zacarias com estas palavras: 


6 Por conseguinte, ele respondeu e me disse: “Esta é a palavra de Jeová a Zorobabel, dizendo: ‘“Não por força militar, nem por poder, mas por meu espírito”, disse Jeová dos exércitos. "... Zacarias 4:6.
Pelo meu Espírito.


Como é fácil esquecer estas poderosas palavras! Um dirigente missionário em pressa de construir auditórios com dez mil lugares e enormes complexos evangelísticos, em corrida atrás da tecnologia de última moda, pode esquecer que sem o Espírito de Deus nada acontece. 

Sem Sua atividade não há resultados. Algum. centenas de anos após Zacarias ajudar a completar o templo, Jesus sentou-se naquele mesmo pátio. Ele observou os doadores ricos virem e colocarem sacos de ouro e prata dentro do tesouro do templo. Eles deram grande demonstração de generosidade. Mas então uma viúva pobre se aproximou. Humildemente ela colocou duas pequenas moedas de cobre na caixa. E Jesus estarreceu Seus discípulos e os demais ao comentar: 


3 e disse: “Eu vos digo verazmente: Esta viúva, embora pobre, lançou [neles] mais do que todos eles. Lucas 21:3. 

A oferta da viúva foi um sacrifício vindo de um dom dado pelo Espírito de Deus. Eu lhe digo, Deus precisa de corações generosos.

Seus planos não dependem dos cristãos ficarem ricos; eles dependem das riquezas do nosso cristianismo. Talvez o maior perigo da religião da prosperidade seja o que ela faz ao nosso coração. Quando o propósito de dar se torna receber, estamos em apuros, caímos dentro da armadilha da aquisição, nossos valores se resumem no desejo de coisas materiais. 

Paulo destacou quão importante é a motivação para dar. Em seu famoso capítulo do amor ele diz: "e ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres... se não tiver amor, nada disso me aproveitará." Alguns versículos depois, Paulo diz que o amor não busca seus próprios interesses. Então, se estamos dando pensando em receber, não estamos dando com amor; nada ganharemos. O tipo de abundância de Deus nos enganará. Mas dar com amor, sem egoísmo, pode ser uma arma poderosa em nossas mãos; podemos usá-la para romper o materialismo de nossa vida. 

O doar autêntico arrefece o velho amor ao dinheiro que é um perigo em nossa alma. Quão desesperadamente precisamos hoje em dia da arma poderosa que é a doação sem egoísmo! Vivemos no mundo do lucro, lucro e mais lucro. A nova palavra para os bem-sucedidos de hoje é "estilo de vida". Devemos manter um certo estilo de vida que reflita nossos rendimentos: comprar a casa certa, praticar os hobbies certos, comprar nas lojas certas. E a propaganda tem transformado a prosperidade em uma religião. Os comerciais de TV pregam as virtudes de recompensar-se a si mesmo. "Vá em frente", eles nos dizem, "você merece aquele som super moderno, aqueles sapatos que custam um dinheirão... você merece!" As vozes do ganho estão em toda parte, seu apelo nunca pára. 

Há sempre mais para comprar, sempre a melhor marca, um novo modelo, um passo adiante em estilo. As loterias têm sido mais divulgadas do que nunca. Todos parecem querer a chance de se ajeitar na vida, de realizar seus sonhos. Quando se aproxima o momento do número da sorte ser tirado, soam clarins que fazem milhões ficar em reverente silêncio. 

Todos se reúnem em torno da ruidosa chamada do "ganhe". O som da prosperidade tem o som do ganhe muito. Em outras palavras, o dinheiro fala.

Em nosso ministério como cristãos devemos lutar continuamente para evitar que as finanças sejam o assunto principal. Você provavelmente sabe que existem altíssimos custos na construção de uma congregação nos livros que falam da palavra de deus requer um contínuo investimento. É claro que é um investimento excelente, o potencial é fantástico: podemos alcançar milhões com as boas-novas. 

Mas a demanda de recursos é enorme e por isso temos que fazer o melhor para sermos bons mordomos do que nos é enviado. e temos que manter contato regular com nossos irmãos para informá-los de nossas necessidades. Em tudo isso há o perigo de o dinheiro se tornar importante demais. 

As finanças parecem ditar muitas decisões. Quão facilmente podemos nos esquecer que as coisas acontecem apenas pelo Espírito de Deus! Quando nossas necessidades são muito grandes, é uma tentação deslizar para a "religião da prosperidade", mas não devemos permitir que as coisas materiais encubram as espirituais. 

Oro continuamente para que a vontade de Deus, e não só as finanças, direcione meus passos. Todos nós, de um modo ou de outro, enfrentamos as pressões do lucro. E todos nós precisamos desesperadamente da arma de Deus: doar sem egoísmo. Esse é nosso único modo de lutar contra a tirania do dinheiro. 

 
Dar é uma bênção, é um fim em si mesmo, amplia os coração e fortalece os valores. O ato de doar sem apego não espera uma restituição divina. É feito para atender a necessidade do próximo. Paulo nos diz:


7 Não obstante, assim como vós abundais em tudo, em fé, e em palavra, e em conhecimento, e em toda a seriedade, e neste amor nosso por vós, que abundeis também nesta dádiva benigna

Existem duas filosofias antagônicas que temos que enfrentar todos os dias. Uma diz: 

Agarre tudo o que puder. 
A outra diz: 
Exceda na graça de dar. 

Uma promete abundância material e nos manda possuir mais e mais.

A outra oferece as riquezas da generosidade graciosa de Deus e nos manda prová-lo mais e mais. 

A "religião da prosperidade" jamais obterá o bastante, mas o modo de dar é sempre perfeito. 

Portanto, como podemos fazer para que não cair na armadilha do lucro? Como podemos tornar o dar uma prioridade genuína em nossa vida? Os hebreus nos mostram um modo excelente de fazer isso. Eles tinham o costume de dedicar o primeiro de tudo ao Senhor: o primeiro filho, os primeiros frutos de uma safra, as primeiras ovelhas de seus rebanhos.

de o melhor de voce para jesus.