Segredo 1 - As prioridades certas

Certifiquem-se das coisas mais importantes.’ — Filipenses 1:10.

O que isso significa. Em um casamento feliz, cada cônjuge considera as necessidades do outro mais importantes do que as suas. E coisas como bens materiais, emprego, amigos e até parentes são menos importantes. Marido e esposa passam bastante tempo juntos e com os filhos. Os dois estão dispostos a fazer sacrifícios pelo bem-estar da família.

não visando, em interesse pessoal, apenas os vossos próprios assuntos, mas também, em interesse pessoal, os dos outros.— Filipenses 2:4

Por que é importante. A Bíblia valoriza muito a família. De fato, o apóstolo Paulo escreveu que aquele que não supre as necessidades de sua família “é pior do que alguém sem fé”. (1 Timóteo 5:8) Mas as prioridades podem mudar com o tempo. Por exemplo, um conselheiro familiar contou que muitos dos que assistiram a uma conferência organizada por ele pareciam mais preocupados com a carreira do que com a família. Ele teve a impressão de que aquelas pessoas esperavam aprender “uma fórmula mágica” para “se livrar logo dos assuntos familiares a fim de poderem se concentrar em sua profissão”. Que conclusão tiramos disso? Que é mais fácil dizer que damos prioridade à família do que fazer isso.

Um pai que dá prioridade à família é vitorioso

 

Auto-análise. Avalie suas prioridades, usando como base as seguintes perguntas.

  • Quando meu cônjuge ou meu filho precisa conversar comigo, será que lhe dou atenção o mais rápido possível?
  • Quando converso com outros sobre minhas atividades, costumo mencionar coisas que faço com minha família?
  • Se me oferecessem mais responsabilidades (no trabalho ou em outro lugar), será que eu as recusaria caso minha família precisasse do meu tempo?

Se respondeu sim às perguntas acima, talvez ache que tem as prioridades certas. Mas como seu cônjuge e seus filhos avaliariam você? A opinião que temos a nosso respeito não é o único parâmetro para avaliar nossas prioridades. Isso também se aplica aos outros segredos que veremos nas páginas a seguir e que resultam numa família feliz

 

Estabeleça metas. Pense em uma ou duas coisas que você pode fazer para mostrar que sua família é prioridade. (Por exemplo: se alguma atividade está roubando o tempo que poderia ser usado melhor com seu cônjuge e seus filhos, que tal limitá-la?)

Seria uma boa idéia falar sobre suas metas à sua família. Quando alguém se mostra disposto a fazer mudanças, a tendência é que os outros membros da família façam o mesmo.